Texto traduzido e adaptado a partir de notas em the webquest page
Jarbas N Barato/2004
Introdução
Quantas vezes você já tentou dar notas para os trabalhos de seus alunos e descobriu que os critérios de avaliação eram vagos e a descrição do desempenho esperado era nitidamente subjetiva? Você seria capaz de justificar a nota ou resultado da avaliação se tivesse que defender uma ou outro? A rubrica é um instrumento de avaliação autêntica, particularmente útil no tratamento de critérios avaliativos que são complexos e subjetivos.
A avaliação autêntica é conduzida por métodos avaliativos que guardam a maior correspondência possível com a experiência da vida cotidiana. Ela foi desenvolvida inicialmente em artes e formação profissional, áreas nas quais a verificação da aprendizagem sempre foi baseada em desempenhos. Numa e noutra, o instrutor observa o aprendiz no processo de trabalho ou na realização de algo concreto, fornece feedbacks, monitora o uso de feedbacks por parte do aprendiz, e ajusta a instrução e a avaliação de acordo com os resultados observados. A avaliação autêntica traz esses princípios do avaliar do concreto para todas as áreas do currículo.
A rubrica é uma ferramenta da avaliação autêntica, desenhada para simular atividade da vida real em que os alunos estão engajados na solução de problemas concretos. Ela é um tipo de avaliação formativa, pois faz parte de um processo holístico de ensino-aprendizagem em andamento. Os próprios alunos se envolvem no processo avaliativo, por meio de avaliações interpares e auto-avaliações.
Na medida em que se familiarizam com a idéia de rubrica, os alunos podem ajudar no processo de elaboração de instrumentos de avaliação. Esse envolvimento faz com que eles ganhem poder na administração de sua aprendizagem e, com isso, o seu aprender se torna mais focado e mais auto-orientado. A avaliação autêntica elimina as fronteiras entre ensino, aprendizagem e avaliação.
É vantajoso usar rubricas no processo avaliativo porque elas:
• permitem que a avaliação se torne mais objetiva e consistente
• obrigam o professor a clarear seus critérios em termos específicos
• mostram claramente ao aluno como o seu trabalho será avaliado e o que é esperado em termos de resultado
• desenvolvem no estudante a consciência sobre os critérios a serem utilizados em avaliações de desempenho entre pares
• oferecem feedback útil a respeito da efetividade do ensino
• oferecem possibilidade para fazer comparações e medir o progresso do aluno
Podem-se criar rubricas com variadas formas e níveis de complexidade, porém, qualquer rubrica deve conter as seguintes características comuns:
• foco na mensuração de objetivo estabelecido (desempenho, comportamento, ou qualidade)
• uso de uma referência de classificação para situar o desempenho
• estabelecimento de características específicas de desempenho, organizadas em níveis que indiquem o grau de alcance de certo padrão.
Para ter idéia de como elaborar a avaliação por rubrica, acesse o texto:
CRIAR UMA RUBRICA PARA UMA DADA TAREFA
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